Carregando conteúdos...Depende da sua ligação!

PROGRAMAÇÃO

16-10-2021

FILME-CONCERTO | Manoel POR SENSIBLE SOCCERS

Close-Up – Observatório de Cinema de Vila Nova de Famalicão | Episódio 6.0

Cinema

16 de outubro, sábado, 21:45
Grande Auditório

Entrada: 6 euros
Cartão quadrilátero, Estudantes, Seniores, Associados de cineclubes: 3 euros
M/12 anos
Duração: 60 minutos

NOITE DE ABERTURA

MANOEL: Douro Faina Fluvial + Pintor e a Cidade de Manoel de Oliveira

A ideia nasce da vontade de compor uma banda sonora para "Douro, Faina Fluvial" (1931), primeiro filme de Manoel de Oliveira (à data com 22 anos de idade). A banda havia feito o mesmo para "Homem da Câmara de Filmar" de Dziga Vertov (uma encomenda da Casa das Artes de Famalicão, com estreia na segunda edição do CLOSE-UP), as similaridades entre as obras são evidentes e a vontade de continuar a explorar este filão era grande. O projeto torna-se mais ambicioso quando se confrontam com a relação especial entre "Douro Faina Fluvial" e "O Pintor e a Cidade" (1956), filmes completamente antagónicos - o segundo funciona como uma negação do primeiro - separados por vinte e cinco anos e unidos pela cidade do Porto neles impressa. Ver os dois filmes de seguida fez desenhar uma viagem a dois passados distintos, um exercício de memória impactante e emocionante, um convite à reflexão sobre a identidade e desenvolvimento da cidade até aos nossos dias. A ideia passou assim a ser musicar ambos os filmes, irmanando-os num trabalho que resultasse, por um lado, num LP, onde a música teria que funcionar e viver sem as imagens e por outro, num espetáculo ao vivo, em formato cine-concerto, onde os filmes seriam projetados e os Sensible Soccers executariam a banda sonora em direto.

Título original: Douro, Faina Fluvial
Realização: Manoel de Oliveira
Duração: 21 minutos
Origem: Portugal
Género: Documentário
Classificação Etária: M/12 anos
Ano: 1931

Título original: O Pintor e a Cidade
Realização: Manoel de Oliveira
Duração: 26 minutos
Origem: Portugal
Género: Documentário
Classificação Etária: M/12 anos
Ano: 1956

SENSIBLE SOCCERS

André Simão, Hugo Gomes e Manuel Justo. Editaram o seu primeiro EP em 2011, ano em que também se estrearam nas atuações ao vivo. Desde então a banda deu inúmeros concertos em palcos de todos os tipos, desde clubes, auditórios e associações culturais a eventos de projeção internacional, como o Primavera Club, Festival Vodafone Paredes de Coura, Boom Festival, Vodafone Mexefest, NOS Primavera Sound, Rock in Rio Lisboa ou a primeira edição portuguesa do Boiler Room, tendo conquistado um público variado e em número sempre crescente. A sonoridade dos Sensible Soccers não é fácil de compartimentar. Sem esconderem o gosto pelas melodias pop, na construção dos seus temas fazem conviver a eletrónica com instrumentos orgânicos, fugindo ao formato tradicional de canção e optando maioritariamente por estruturas e arranjos em progressão. A pandemia da Covid 19 interrompe as apresentações de “Aurora” e lança a banda num novo projeto: o seu quarto álbum de originais que resulta da composição de uma banda sonora para dois filmes ("Douro Faina Fluvial" e "O Pintor e a Cidade") do aclamado realizador Manoel de Oliveira.

Este projeto, que se desenrola ao longo de um ano e com o apoio do Criatório da C.M. do Porto, culmina com a edição de “Manoel”, a 1 de outubro de 2021.
»

handmade by brainhouse