Carregando conteúdos...Depende da sua ligação!

PROGRAMAÇÃO

18-08-2021

A ESTRADA

CINEMA PARAÍSO: Cinema no Parque da Devesa

Cinema

18 de agosto, quarta-feira,  20:45
Parque Devesa (junto ao lago)

Entrada livre, com levantamento prévio de bilhete
Classificação Etária: M/12 anos
Duração: 105 minutos

CINEMA PARAÍSO: Projeto Itinerante de Cinema Ao Ar Livre | 22.ª edição

Nunca houve um rosto como o de Giulietta Masina. O seu marido, Fellini, dirige-a no papel de Gelsomina em A Estrada, o filme que estabeleceu o seu carisma internacional. Figura frágil e ingénua num mundo sem amor, Gelsomina é vendida pela mãe a Zampanò (Anthony Quinn), um saltimbanco forte e bruto que a leva para trabalhar com ele na sua vida de estrada, dando-lhe um número burlesco. Quando este encontra um velho rival, o artista que dá pela alcunha de “O Louco” (Richard Basehart), a fúria do homem musculado é provocada até ao ponto de rutura. Uma parábola com notas musicais de um Charlot trágico.

Aqui Fellini trocou qualquer familiaridade com o neorrealismo pela fábula poética, inspirando uma das suas mais populares personagens, Gelsomina, nascida de uma caricatura de palhaço feita pelo realizador no seu bloco de notas. A Estrada venceu o Óscar de Melhor de Filme Estrangeiro.

Título original: La Strada
Realização: Federico Fellini
Interpretação: Giulietta Masina, Anthony Quinn, Richard Basehart
Género: Drama
Duração: 105 minutos
Origem: Itália
Classificação Etária: M/12 anos
Ano: 1954

La strada is a 1954 film directed by Federico Fellini. The film tells the story of Gelsomina, a simple-minded young woman bought from her mother by Zampanò, a brutish strongman who takes her with him on the road.

Coprodução
Casa das Artes de Famalicão, Cineclube de Joane e Município de Vila Nova de Famalicão

Apoios Institucionais (Parceiros)
Instituto do Cinema e do Audiovisual; Norte 2020 / Fundo Social Europeu

Apoios Logística
Parque da Devesa

É Verão, tempo de virar o projetor para o exterior, de direcionar as luzes do Cinema para a cidade, para as praças, para dentro das urbanizações.
Para a 22.ª edição, vamos continuar a levar o cinema às populações, em condições de segurança através da adoção das normas validadas pela Direção Geral de Saúde, fazê-lo com escolhas criteriosas, com propostas que cheguem ao grande público, que ambicionam surpreender o espectador, cinema popular de várias proveniências, do presente e em diálogo com a História e as histórias do Cinema. Este Verão, o Cinema Paraíso terá cinco projeções no Parque da Devesa, o seu local de eleição desde 2013, e deambulará pelas cinco freguesias referidas.
Venham, tragam um agasalho, uma manta ou uma cadeira de praia.
»

handmade by brainhouse