Carregando conteúdos...Depende da sua ligação!

PROGRAMAÇÃO

13-11-2020

WAKE-UP

Poética da Palavra | Encontros de Teatro

Teatro

13 de novembro, sexta-feira, 21:00
Grande Auditório

Entrada: 6 euros
Cartão Quadrilátero, Estudantes e Seniores: 3 euros
M/16 anos
Duração: 70 minutos

Poética da Palavra | Encontros de Teatro
Capítulo 3

O texto, a palavra, a voz, o trabalho de ator, são os fundamentos centrais destes encontros de teatro. Queremos evidenciar este universo de elementos cúmplices, aquilo que entendemos como a essência, a ontologia, do teatro. Pretendemos destacar a interpretação, a relação entre técnica, sentimento íntimo e subjetivo de convicção criadora e a consolidação da personagem, como um processo indissociável de um exigente trabalho pessoal, que é físico e de estudo profundo e inesgotável. No final da cada apresentação, teremos uma conversa com os atores que protagonizam cada projeto teatral, no sentido de podermos conhecer o trabalho, concreto, sobre o texto, a palavra e a sua relação com o corpo (que lhe dá voz), e o processo de construção de cada personagem.

Neste terceiro capítulo, teremos quatros projetos: O AMANTE de Harold Pinter, com interpretação de Custódia Gallego e Virgílio Castelo, numa encenação de Albano Jerónimo e Cláudia Lucas Chéu; VÂNIA, com texto e encenação de Luís Mestre a partir de Anton Tchékhov, David Mamet e Howard Barker e com interpretação de Ana Moreira e António Durães; AIRBNB E NUVENS, uma radionovela com texto de Luísa Costa Gomes, encenação de Manuel Tur e interpretação de Diana Sá, Eduardo Breda, João Castro, Pedro Almendra e Teresa Arcanjo; PARA ATRAVESSAR CONTIGO O DESERTO DO MUNDO, uma criação dos intérpretes Lúcia Moniz e Pedro Lamares; WAKE-UP, a partir de Wake Up And Smell The Coffee de Eric Bogosian, uma cocriação de António Afonso Parra & Luís Araújo, com interpretação de António Afonso Parra.

AIRBNB E NUVENS – ESTREIA ADIADA

Encenação de Manuel Tur e interpretação de Diana Sá, Eduardo Breda, João Castro, Pedro Almendra e Teresa Arcanjo

A estreia da peça foi adiada para data a anunciar.


WAKE-UP
A partir de um texto de Eric Bogosian.

WAKE UP é um trabalho de reescrita e adaptação do texto Wake Up And Smell The Coffee do premiado actor e autor norte-americano Eric Bogosian. Este monólogo, primeira criação assinada por António Parra na companhia A Turma, em colaboração com Luís Araújo, cruza a linguagem dos dois criadores com a escrita cáustica e lancinante de Bogosian diluindo a fronteira entre teatro e stand-up, entre intérprete e público e ator e personagem. Nesta reescrita, apesar do alvo ser o actor, aponta-se o foco ao público: a sede de sucesso, a ansiedade que isso provoca, a espiritualidade pop, o caos e a alienação da vida pós-moderna. Uma sucessão vertiginosa de personagens moralmente questionáveis e à deriva entre a conformidade e a hipocrisia procuram desesperadamente capitalizar a dor, a miséria e o desastre. O universo não perdoa ninguém e nós não perdoamos ninguém. Nem nós próprios. No fundo no fundo para podermos seguir em frente vamos rodeando-nos de paliativos inócuos. Este espetáculo é um deles.

Tradução - Luís Mestre
Interpretação - António Afonso Parra
Encenação - António Afonso Parra, Luís Araújo
Cenografia - Ana Gormicho
Desenho de luz - Rui Monteiro
Sonoplastia - João Oliveira
Desenho de som - Joel Azevedo
Vídeo e fotografia - Francisco Lobo
Fotografia - Sara Pazos
Design - Francisco Ribeiro
Direção técnica - Zé Diogo Cunha
Produção administrativa e executiva - Mafalda Bastos e Ludovica Daddi
Produção - A Turma (estrutura financiada pela República Portuguesa - Ministério da Cultura/ DGArtes)
Coprodução - Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, Teatro Nacional São João, Teatro Virgínia
Apoios - A Turma, A Liga, Fundação Escultor José Rodrigues, Antena 2, Fnac Santa, Catarina, Rádio Nova, Revista Intro, Revista Gerador
Mecenas - A Turma, Brochado Coelho e Associados, Central de Informação

Wake its an adaptation António Afonso Parra & Luís Araújo of Wake Up And Smell The Coffee by Eric Bogosian.

»

handmade by brainhouse