Carregando conteúdos...Depende da sua ligação!

PROGRAMAÇÃO

07-11-2020

PARA ATRAVESSAR CONTIGO O DESERTO DO MUNDO

Poética da Palavra | Encontros de Teatro

Teatro

7 de novembro, sábado, 20:45
Grande Auditório

Entrada: 4 euros
Cartão Quadrilátero, Estudantes e Seniores: 2 euros
M/16 anos
Duração: 55 minutos

Poética da Palavra | Encontros de Teatro
Capítulo 3

O texto, a palavra, a voz, o trabalho de ator, são os fundamentos centrais destes encontros de teatro. Queremos evidenciar este universo de elementos cúmplices, aquilo que entendemos como a essência, a ontologia, do teatro. Pretendemos destacar a interpretação, a relação entre técnica, sentimento íntimo e subjetivo de convicção criadora e a consolidação da personagem, como um processo indissociável de um exigente trabalho pessoal, que é físico e de estudo profundo e inesgotável. No final da cada apresentação, teremos uma conversa com os atores que protagonizam cada projeto teatral, no sentido de podermos conhecer o trabalho, concreto, sobre o texto, a palavra e a sua relação com o corpo (que lhe dá voz), e o processo de construção de cada personagem.

Neste terceiro capítulo, teremos quatros projetos: O AMANTE de Harold Pinter, com interpretação de Custódia Gallego e Virgílio Castelo, numa encenação de Albano Jerónimo e Cláudia Lucas Chéu; VÂNIA, com texto e encenação de Luís Mestre a partir de Anton Tchékhov, David Mamet e Howard Barker e com interpretação de Ana Moreira e António Durães; AIRBNB E NUVENS, uma radionovela com texto de Luísa Costa Gomes, encenação de Manuel Tur e interpretação de Diana Sá, Eduardo Breda, João Castro, Pedro Almendra e Teresa Arcanjo; PARA ATRAVESSAR CONTIGO O DESERTO DO MUNDO, uma criação dos intérpretes Lúcia Moniz e Pedro Lamares; WAKE-UP, a partir de Wake Up And Smell The Coffee de Eric Bogosian, uma cocriação de António Afonso Parra & Luís Araújo, com interpretação de António Afonso Parra.

PARA ATRAVESSAR CONTIGO O DESERTO DO MUNDO

Uma criação dos intérpretes Lúcia Moniz e Pedro Lamares, a partir da amizade e das cartas trocadas entre Sophia de Mello Breyner Andresen e Jorge de Sena.

“Para enfrentarmos juntos o terror da morte
Para ver a verdade, para perder o medo
Ao lado dos teus passos caminhei”

A amizade de Sophia e Jorge de Sena é bem conhecida, até pelas cartas publicadas. Juntos, em separado, atravessaram o deserto de um país em ditadura. Sena exilou-se, Sophia ficou. Desse afastamento físico resulta a literatura epistolar da sua correspondência. Muito além da direta, há uma profunda correspondência de propósitos. A luta pela liberdade, pela acção, pela palavra. A Sophia é doce, mas não perdoa. Exige a verdade por inteiro para não habitar meio quarto. O Sena é duro e não perdoa. Lembra-nos os que foram e estripados, esfolados, queimados, gaseados, e os seus corpos amontoados tão anonimamente quanto haviam vivido. Juntos, colocam-nos num lugar onde somos chamados a decidir, a questionar. Um lugar onde a indiferença se mostra imperdoável. Para atravessar contigo o deserto do mundo é um exercício de intertexto. Intertexto entre dois poetas, entre dois actores, intertexto de afetos e uma luta comum, entre o mundo que temos e o que queremos. Uma pequenina luz bruxuleante e muda como a exatidão como a firmeza como a justiça. Apenas como elas. Mas brilha. Não na distância. Aqui no meio de nós. Brilha.

Direção: Pedro Lamares
Criação, Dramaturgia e Interpretação: Lúcia Moniz e Pedro Lamares
Direção técnica e desenho de luz: Joaquim Madaíl
Produção e difusão: Maria Miguel Coelho
Um projeto Casca de Noz
Apoio na residência à criação: Município da Sertã; Convento da Sertã Hotel
Apoio: Herdade da Malhadinha Nova
Fotografia: Vitorino Coragem

Para Atravessar Contigo o Deserto do Mundo, by Lúcia Moniz e Pedro Lamares, about the friendship and the letters exchanged between Sophia de Mello Breyner Andresen and Jorge de Sena.


»

handmade by brainhouse