Carregando conteúdos...Depende da sua ligação!

PROGRAMAÇÃO

De 30/10/20 a 31/10/20

VÂNIA

Poética da Palavra | Encontros de Teatro

Teatro

30 e 31 de outubro, sexta-feira e sábado, 21:30
Grande Auditório

Entrada: 4 euros
Cartão Quadrilátero, Estudantes e Seniores: 2 euros
M/14 anos
Duração: 60 minutos

Capítulo 3

O texto, a palavra, a voz, o trabalho de ator, são os fundamentos centrais destes encontros de teatro. Queremos evidenciar este universo de elementos cúmplices, aquilo que entendemos como a essência, a ontologia, do teatro. Pretendemos destacar a interpretação, a relação entre técnica, sentimento íntimo e subjetivo de convicção criadora e a consolidação da personagem, como um processo indissociável de um exigente trabalho pessoal, que é físico e de estudo profundo e inesgotável. No final da cada apresentação, teremos uma conversa com os atores que protagonizam cada projeto teatral, no sentido de podermos conhecer o trabalho, concreto, sobre o texto, a palavra e a sua relação com o corpo (que lhe dá voz), e o processo de construção de cada personagem.

Neste terceiro capítulo, teremos quatros projetos: O AMANTE de Harold Pinter, com interpretação de Custódia Gallego e Virgílio Castelo, numa encenação de Albano Jerónimo e Cláudia Lucas Chéu; VÂNIA, com texto e encenação de Luís Mestre a partir de Anton Tchékhov, David Mamet e Howard Barker e com interpretação de Ana Moreira e António Durães; AIRBNB E NUVENS, uma radionovela com texto de Luísa Costa Gomes, encenação de Manuel Tur e interpretação de Diana Sá, Eduardo Breda, João Castro, Pedro Almendra e Teresa Arcanjo; PARA ATRAVESSAR CONTIGO O DESERTO DO MUNDO, uma criação dos intérpretes Lúcia Moniz e Pedro Lamares; WAKE-UP, a partir de Wake Up And Smell The Coffee de Eric Bogosian, uma cocriação de António Afonso Parra & Luís Araújo, com interpretação de António Afonso Parra.


Texto de Luís Mestre a partir de Anton Tchékhov, David Mamet e Howard Barker

A viagem de reescrita do texto intemporal Tio Vânia de Anton Tchékhov pelo dramaturgo e encenador Luís Mestre não se fica pelo final do século XIX. O diálogo continua pelo século XX com dois outros autores contemporâneos que criaram laços com Vânia: David Mamet em Vânia na 42ª rua e Howard Barker com (Tio) Vânia. Tendo como pontos referenciais o longo momento em que o tempo parece congelar — a hora azul e a hora dourada — as personagens impregnadas pelo tédio e pela preguiça, desprovidas de esperança, são assaltadas por emoções e palavras, travam diálogos, falam de si mesmas, e partilham a sua relação com a vida e o absurdo da condição humana. As personagens deste drama íntimo são Elena, que se quer embriagar com a vida; Serebriakov, um homem que não quer nada com a vida; Sónia, uma jovem que vê a vida refletida; Astrov, que vê a vida a sumir-se; e Vânia, uma mulher que se embriaga com a vida.

Texto [a partir de Anton Tchékhov, David Mamet e Howard Barker]: Luís Mestre
Encenação: Luís Mestre
Interpretação: Ana Moreira, António Durães, Belisa Branças, Sílvia Santos e Tânia Dinis
Espaço cénico e desenho de luz: Joana Oliveira
Espaço cénico e vídeo: Ana Joana Amorim
Figurinos: Helena Guerreiro
Montagem e operação de luz: Luís Ribeiro
Operação de vídeo e som: Luís Mestre
Produção executiva: Patrícia do Vale
Coprodução: Casa das Artes de Famalicão, Teatro Nacional S. João, Centro de Arte de Ovar, Teatro Nova Europa
Apoios: Circolando (Residência Artística), Porto PATH (Alojamento)

Luis Mestre rewrite Uncle Vânia by Anton Tchékhov, with the influence of David Mamet and Howard Barker





»

handmade by brainhouse