Carregando conteúdos...Depende da sua ligação!

PROGRAMAÇÃO

03-04-2020

O AMANTE de Harold Pinter

Poética da Palavra | Encontros de Teatro

Teatro

3 de abril, sexta-feira, 21:30
Grande Auditório

Entrada: 4 euros
Estudantes, Cartão Quadrilátero Cultural e Seniores: 2 euros
M/14 anos
Duração: 60 minutos

Na sequência de orientações da Comissão Municipal de Proteção Civil de Vila Nova de Famalicão e da Direção Geral da Saúde devido ao coronavírus – COVID-19, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão decidiu tomar medidas preventivas, em vigor a partir de 11 de março, até decisão em contrário, tais como o encerramento de equipamentos públicos, e, por conseguinte, o cancelamento da agenda da Casa das Artes para o mês de março.

Como este espetáculo está marcado para início de abril, para já, vamos suspender as vendas, até novas diretrizes.

Para mais esclarecimentos, por favor, contacte a Casa das Artes através do telefone 252 371 297/8 ou o por email: bilheteira.casadasartes@famalicao.pt

Gratos pela vossa compreensão.


Capítulo 3: 3, 17 e 18 de abril de 2020

O texto, a palavra, a voz, o trabalho de ator, são os fundamentos centrais destes encontros de teatro. Queremos evidenciar este universo de elementos cúmplices, aquilo que entendemos como a essência, a ontologia, do teatro. Pretendemos destacar a interpretação, a relação entre técnica, sentimento íntimo e subjetivo de convicção criadora e a consolidação da personagem, como um processo indissociável de um exigente trabalho pessoal, que é físico e de estudo profundo e inesgotável. No final da cada apresentação, teremos uma conversa com os atores que protagonizam cada projeto teatral, no sentido de podermos conhecer o trabalho, concreto, sobre o texto, a palavra e a sua relação com o corpo (que lhe dá voz), e o processo de construção de cada personagem.

Neste terceiro capítulo, teremos quatros projetos: O AMANTE de Harold Pinter, com interpretação de Custódia Gallego e Virgílio Castelo, numa encenação de Albano Jerónimo e Cláudia Lucas Chéu; AIRBNB E NUVENS, uma radionovela com texto de Luísa Costa Gomes, encenação de Manuel Tur e interpretação de Diana Sá, Eduardo Breda, João Castro, Pedro Almendra e Teresa Arcanjo; PARA ATRAVESSAR CONTIGO O DESERTO DO MUNDO, uma criação dos intérpretes Lúcia Moniz e Pedro Lamares; WAKE-UP, a partir de Wake Up And Smell The Coffee de Eric Bogosian, uma cocriação de António Afonso Parra & Luís Araújo, com interpretação de António Afonso Parra.


O AMANTE de Harold Pinter

Interpretação de Custódia Gallego e Virgílio Castelo, numa encenação de Albano Jerónimo e Cláudia Lucas Chéu

"O fruto é cego.
É a árvore que vê."
René Char
Como e por que nos emocionamos? Como é que usamos os sentimentos para construir as nossas personalidades? E como é que as emoções ajudam ou prejudicam as nossas intenções? Se quisermos compreender os conflitos e as contradições da condição humana, precisamos de reconhecer a interação, o jogo, tanto favorável como desfavorável, entre sentimentos e raciocínio. O Amante, de Harold Pinter, propõe um mergulho e o jogo permanente na narrativa de uma relação amorosa entre duas pessoas, através dos seus fetiches, mostrando-nos a necessidade de lidar com as contradições do coração, com os seus conflitos, e o desejo de reconciliação, apresentado de forma tortuosa e ambígua; o texto é onde assenta a construção da mentira.

Texto: Harold Pinter
Tradução: Pedro Marques
Direção: Albano Jerónimo e Cláudia Lucas Chéu
Com: Custódia Gallego, Virgílio Castelo e Luís Puto
Música original: Rui Rebelo
Desenho de luz: Rui Monteiro
Espaço cénico e figurinos: António MV
Assistência de encenação: Luís Puto
Apoio à dramaturgia: Cláudia Lucas Chéu
Apoio ao movimento: David dos Santos
Operação de som e luz: Sofia Costa
Direção de produção: Francisco Leone
Produção executiva: Luís Puto
Coprodução: Teatro da Trindade INATEL, Teatro Nacional 21, Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão e Centro de Arte de Ovar

The Lover, a 1962 one-act play by Harold Pinter, by Albano Jerónimo e Cláudia Lucas Chéu
»

handmade by brainhouse