Carregando conteúdos...Depende da sua ligação!

PROGRAMAÇÃO

19-10-2019

MESA | A história do espectador e da cinefilia – dos nickelodeon’s aos torrents

CLOSE-UP – OBSERVATÓRIO DE CINEMA DE VILA NOVA DE FAMALICÃO | EPISÓDIO 4.0

Outras

19 de outubro, sábado, 16:45
Café Concerto

Entrada livre à lotação da sala

O Close-Up é um evento que procura privilegiar, em paralelo com as suas sessões de cinema, espaços de reflexão acerca dos temas que ajudam a compreender as transformações da sétima arte. Nesse âmbito organizamos este ano uma mesa redonda onde se irão debater as modificações do cinema relacionadas com a alteração dos modos de exibição, experiências cinéfilas de visionamento e contacto com os filmes. A passagem que vai ocorrendo da sala de cinema, outrora espaço único de exibição, a múltiplos outros locais como as salas de museu, ou as salas de estar onde os sistemas como o Netflix parecem atualizar o velho sonho do cinetoscópio de Thomas Edison.

Nesta conversa abordaremos também questões como as experiências individuais em sala de cinema (experiências emocionais, mas também comunitárias e de crescimento), o restauro e resguardo patrimonial das obras com a digitalização, e ainda os diferentes modos de existência da cinefilia que circulam entre as tradicionais cinematecas, os streamings e o download de torrents. De que forma todas estas modificações abalam, da realização à produção, da programação à crítica, os andares do edifício-cinema? O nosso painel de convidados será composto por Paulo Cunha (professor de cinema e programador do Festival Curtas Vila do Conde), Tiago Baptista (Diretor do ANIM – Arquivo Nacional de Imagens em Movimento da Cinemateca Portuguesa), Paulo Soares (cinéfilo e divulgador de notícias em plataformas digitais), José Marmeleira (jornalista especializado na transição entre o cinema e a arte contemporânea) e António Costa (programador da Medeia Filmes).

A conversa será moderada por Carlos Natálio (investigador e editor do site À Pala de Walsh). (CN)


CLOSE-UP - Observatório de Cinema: o Tempo

4.º episódio, de 12 a 19 de outubro na Casa das Artes de Famalicão

Em vários espaços da Casa das Artes, o quarto episódio do Close-up – Observatório de Cinema, apresentará cerca de 40 sessões de cinema contemporâneo cruzadas com a história do Cinema, incluindo um passeio pelo Cinema Francês com dois protagonistas – Agnès Varda e Jean-Luc Godard, sob o mote do Tempo (o que passa e o tempo do Cinema), incluindo filmes-concerto em estreia pela Orquestra de Jazz de Matosinhos e pelos Mão Morta, filmes comentados por realizadores, jornalistas e académicos, sessões especiais e ante estreias, e um panorama em volta da obra de Eduardo Brito. Haverá também espaço para conversas, música e poesia no café-concerto e no foyer, e sessões para famílias e para escolas, com filmes, oficinas e uma masterclasse de Pedro Serrazina.










»

handmade by brainhouse