20-11-2025
C’EST PAS MOI - NÃO SOU EU + FILME ANÚNCIO DO FILME “DRÔLES DE GUERRES” + INTRODUÇÃO AO FIM DE UM ARGUMENTO
Cineclube de Joane
Cinema
20 de novembro, quinta-feira, 21:45
Pequeno Auditório
Entrada livre
M/12 anos
Duração: 105 minutos
sessão em parceria com o festival binnar
C’EST PAS MOI - NÃO SOU EU de Leos Carax
O cineasta e crítico de cinema Leos Carax, cujo nome verdadeiro é Alex Christophe Dupont, nasceu em Suresnes, França, a 22 de Novembro de 1960. Iniciou-se nas curtas-metragens e como crítico de cinema antes de se estrear em longa-metragem com Boy Meets Girl - Paixões Cruzadas (1984), que lhe valeu o Prémio da Juventude no Festival de Cannes e uma nomeação para o César de melhor primeiro filme. Mais tarde, foi reconhecido pela crítica por obras como Má Raça (1986), Os Amantes da Ponte Nova (1991), Pola X (1999), Holy Motors (2012) e, mais recentemente, pelo musical Annette (2021, Prémio de melhor realizador em Cannes). "C’est Pas Moi - Não Sou Eu" é um filme-ensaio onde o cineasta nos fala sobre a sua vida e carreira, sobre o cinema (seu e o dos outros), o poder da imagem e como tudo isso o foi moldando, enquanto profissional e ser humano.
Título Original: C'est Pas Moi (França, 2024, 40 minutos)
Realização: Leos Carax
Interpretação: Denis Lavant, Nastya Golubeva Carax, Leos Carax
Classificação: M/12 anos
FILME ANÚNCIO DO FILME “DRÔLES DE GUERRES” de Jean-Luc Godard
Após a morte de Jean-Luc Godard, em Setembro de 2022, o seu colaborador de longa data, Fabrice Aragno, começou a trabalhar na montagem de um filme que nunca existirá: o último filme de Godard. Trata-se de uma comovente colagem de fotografias e das últimas notas escritas pelo cineasta: “Rejeição dos milhares de milhões de ditames alfabéticos de modo a libertar as incessantes metamorfoses e metáforas da verdadeira linguagem através de um regresso aos locais de rodagem de filmes do passado, mantendo em vista os tempos modernos”.
Título Original: Film annonce du film qui n'existera jamais: 'Drôles de guerres' (França/Suiça, 2023, 20 minutos)
Realização: Jean-Luc Godard em colaboração com: Jean-Paul Battaggia, Fabrice Aragno, Nicole Brenez
Interpretação: Jean-Luc Godard , Fabrice Aragno , Jean-Paul Battaggia
Classificação: M/12 anos
INTRODUÇÃO AO FIM DE UM ARGUMENTO de Jayce Salloum e Elia Suleiman
Através de uma montagem crítica de imagens de Hollywood, Europa, Israel e noticiários internacionais, este filme desconstrói as representações dominantes da cultura árabe e da resistência palestiniana. A sua apresentação no festival BINNAR propõe um espaço de reflexão sobre as clivagens persistentes entre Ocidente e Oriente e sobre a indiferença global perante o sofrimento em geografias árabes e muçulmanas. Agora legendado em português pela primeira vez, o filme busca uma aproximação ao público local e uma ampliação no alcance da sua mensagem urgente.
Título Original: Muqaddimah Li-Nihayat Jidal (Canadá/Palestina, 1990, 45 minutos)
Realização: Jayce Salloum e Elia Suleiman
Classificação: M/12 anos
www.cineclubejoane.org
CASA DAS ARTES
Av. Dr. Carlos Bacelar, Parque de Sinçães,
4760-103 Vila Nova de Famalicão
T 252 371 304 / 252 371 297 F 252 371 299
handmade by brainhouse